sábado, 15 de novembro de 2008

O herói sem um nome

As vezes eu fico pensando, se algum brasileiro já parou para analisar, o fato de qual seria o herói de nossa nação, não quando me refiro ao termo herói não quero dizer em torno do mundo esportista. Faça um teste você mesmo, pergunte a um vizinho colega de classe, e quem sabe talvez a um professor, sobre quem é o herói brasileiro dele, ou citar um herói brasileiro, com certeza será uma resposta obvia, tal como, Aírton senna, ou Péle, Ronaldinho e até quem sabe Felipe Massa, a cultura brasileira tem sido muito fraca, ou o interesse pela cultura, agora digamos que você pergunte ao mesmo vizinho ou colega se ele saiba sobre o movimento Caras-pintadas, pode até responder, mais será que ele lembra quem foram, porque ocorreu o movimento ou pra que? Sim heis a questão. Será que eles foram heróis para nossa nação?

Mais esse não é o ponto que quero chegar. Olhando para outras nações. Tais como, Israel, Japão e até mesmo os EUA ou intão se preferenciarem a Argentina e Bolívia, Sim os três primeiros países citados tem mais tempo de historia,e é claro em toda sua historia tiveram heróis ou ícones de respeito e determinação, imaginando uma situação, de um menino de israel que pergunta para o pai quais foram os grandes heróis da nação, ele certamente citara os heróis do velho testamento, os mesmos para outros países [se tiver curiosidade pesquizes na internet], mas Argentina e Bolívia tambem são países da América do sul mais possuem heróis tais como o glorioso Che Guevara, não preciso citar mais nada, pois todos conhecem. Agora vamos a pergunta que não quer calar, ai mesmo do geito que você está, pense em um herói brasileiro [não preciso citar que agora não vale pesquisar na internet] se souber a resposta por favor poste nos comentários ;)

Não eu tambem não lembro de nenhum, e a maioria dos termos que citei pesquisei no wikipédia, agora porque eu disse isso? Não sei, mais fiquei com curiosidade sobre o assunto.

3 comentários:

Gustavo Ferreira disse...

Puts, essa é difícil. Hehe... Então, agora, quem me veio à mente foi Joaquim José da Silva Xavier, o "Tiradentes". Ele foi foi um personagem importante durante a Inconfidência Mineira, em 1789. No fim, quando os revolucionários estavam sendo presos e negando sua participação, ele foi o único que assumiu a responsabilidade se dizendo líder do movimento. E isso foi importante, por que a independência do Brasil teve início aí, é claro, que depois surgiram outros movimentos até conseguirmos a Independência. ;D

Thiago Sepúlvida disse...

aeeu, cara tinha até me esquecido dele, mais foi um bom exemplo :)

Lari :) disse...

ah, tiradentes até pode ser um bom exemplo .-. mais sei de uma outra versão da historia ._.' tipo, nessa versão, Tiradentes não assumiu, ele foi entregue pelos 'amigos', que tiveram suas dividas perdoadas.